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Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing

Site responsivo, dedicado ou aplicativo: qual a melhor estratégia mobile para seu e-commerce?

Os números e o mercado consumidor nos mostram que a cada ano aumenta o índice de pessoas que utilizam o celular não apenas para sua função básica de se comunicar e encurtar distâncias, mas também para fazer compras e desenvolver as mais diversas tarefas d

Nos últimos dois anos, o Brasil registrou cerca de 101,5 milhões de smartphones comercializados, segundo levantamento do IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q4. De acordo com o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população total brasileira já tem acesso à internet via celular e outros dispositivos móveis. Em número absolutos, a porcentagem representa 79 milhões de brasileiros.

Considerando que todos estes usuários de smartphones representam consumidores em potencial, fica fácil entender a importância do mobile para os negócios das empresas. Ter uma estratégia móbile é fundamental, e para isso, a empresa tem três opções: um site móvel responsivo, um site dedicado ou um aplicativo móvel. Vamos explicar cada um deles.

1 - Site responsivo

Ter um site responsivo significa que o seu e-commerce em desktop será adaptado ao mobile: layout e funcionalidades serão ajustadas para as telas de smartphones e tablets. Alguns conteúdos podem até não aparecer para smartphones, mas eles serão carregados normalmente, pois o layout é único.

É uma alternativa que exige menos investimentos, e não demanda muito tempo de programação, uma vez que as plataformas desktop e mobile possuem similaridades e são necessários somente alguns ajustes e modificações sem complexidade. A manutenção é simples, pois pode ser feita simultaneamente às atualizações do site.

2 - Site dedicado

É um site desenvolvido exclusivamente para o smartphone. Toda a estratégia desde conteúdos e funcionalidades é pensada para esses dispositivos. Como o site é otimizado especialmente para telas pequenas, carrega rapidamente e os usuários navegam com mais facilidade em seus smartphones e tablets. A criação e manutenção também são simples, já que é projetado para ser “pequeno” e por isso possui uma quantidade reduzida de códigos e arquivos.

3 - Aplicativo

Sua principal vantagem é a exclusividade e o fato do usuário não precisar estar conectado à internet em tempo integral para interagir pelo app. O investimento em um app é mais alto e demorado, pois é preciso desenvolver uma interface, totalmente nova, integrada ao sistema de comércio eletrônico e que funcione nos mais variados aparelhos. Como cada sistema operacional possui uma loja de aplicativos própria, é importante que o app esteja disponível para iOs, Android e Windows Phone. Além disso, aplicativos necessitam de atualizações e testes periódicos.

A primeira dica para a empresa que planeja executar algum destes três investimentos, é definir quanto pode gastar e quais os objetivos que deseja alcançar com a estratégia. Ter uma loja responsiva inicialmente é a melhor estratégia. Ela é rápida e fácil. A partir do momento que a loja amadurecer e tiver tráfego e vendas que justifiquem, a opção é o site dedicado. E por fim, quando decidir e ter certeza de que terá um engajamento maior com o cliente a partir de um aplicativo, é a hora de investir em um app.

O importante é atender as necessidades e satisfazer o cliente. A empresa deve se preocupar em oferecer um site que seja bom de acessar pelo computador, mas que se ajuste ao celular, evitando que as letras fiquem pequenas ou as imagens desajustadas. Um design responsivo identifica qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, consegue determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de forma plena. Também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais.

Fontes: Resultados Digitais, Blog Profissional de E-commerce e E-commerce Brasil

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