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Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing

Aplicativo mobile para aumentar os acessos e vendas!

Pode parecer repetitivo, mas é fundamental ressaltar o quanto é importante as empresas investirem na sua presença online.

Estar na internet passa de uma necessidade para uma obrigação para quem deseja se manter no mercado. O que já não é mais uma novidade. Agora a maior tendência, e o grande diferencial, é investir no mobile.

O grande número de smartphones e tablets no mercado mostra que estes dispositivos móveis conquistaram o consumidor, o que significa para as empresas uma oportunidade a mais de vendas. Novas tecnologias sempre desafiam os empresários a se aperfeiçoarem e buscarem conhecimento, mas o crescimento no uso dos dispositivos móveis deve ser visto como uma oportunidade de se destacar dos concorrentes explorando novos canais, conquistar mais visibilidade e mais clientes.

Se a opção da empresa for o investimento em um aplicativo para se aproximar do cliente e buscar formas de interagir mais com ele, o primeiro passo é desenvolver a ferramenta se colocando no lugar do usuário. O empresário deve se questionar se deixaria o app instalado em seu smartphone ou seria o primeiro a ser excluído caso precisasse de mais espaço? E o que o torna diferente dos tantos outros já existentes no mercado? Qual será a sua real utilidade ao cliente, e o seu uso é de fácil compreensão?

O investimento no desenvolvimento de um aplicativo é maior em comparação a outras ferramentas, devido à necessidade de desenvolvimento de interfaces sofisticadas, capacidades extras para proporcionar uma experiência adequada ao contexto do aparelho onde será instalado e muitos testes. Envolve também atualizações frequentes e relacionadas a diversos sistemas operacionais.

Se o investimento é maior, a experiência também será melhor. É possível rodar o app off-line, ou seja, sem necessidade de internet para sua funcionalidade. O download e a instalação ficam sob responsabilidade do consumidor, por isso, quanto mais atrativo e funcional maior a probabilidade dele fazer a instalação no seu celular.

Como deveria ser com qualquer investimento, o desenvolvimento de um aplicativo é uma grande vantagem para o aumento das vendas. Os apps facilitam a interação entre empresa e usuário, geram maior consciência sobre sua marca e possibilitam a coleta de dados relevantes para que as futuras estratégias de marketing digital da empresa sejam mais assertivas.

O Google atualizou recentemente o seu algoritmo de busca, dando prioridade aos sites mobile-friendly para oferecer mais resultados relevantes nas buscas realizadas por dispositivos móveis. Isso prioriza tanto os sites adaptados para mobile quanto os aplicativos. Dessa forma, as empresas que não se adaptarem perderão gradativamente a visibilidade e as vendas. Para ter mais visibilidade e facilitar a experiência com o seu público, a empresa deve lembrar de disponibilizar o aplicativo na loja de apps (App Store e Google Play).

Mas lembre-se, não basta criar o aplicativo e lança-lo ao mercado. É preciso motivar os clientes a fazer o download do app. Divulgue a ferramenta criada através das redes sociais, fale sobre ela, indique para seus clientes e faça o app se expandir para outras pessoas. O ponto central para aumentar os downloads de um bom aplicativo é o relacionamento. Quanto mais engajados estão os usuários, mais felizes eles estarão com seu aplicativo. Mesmo com um aplicativo fantástico e um número grande de downloads, se não houver relacionamento com os usuários, haverá dificuldades em alavancar o número de clientes ativos e conseguir que eles executem ações sem incentivos.

Fontes: E-commerce Brasil, Resultados Digitais e Goomark Publicidade

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