Isso porque a partir do momento que as vendas começam a aumentar o empresário passa a sentir a necessidade de um controle maior da gestão, tanto da loja física como da loja virtual, ou as duas, principalmente para que nunca faltem produtos no estoque, motivo de grande parte das reclamações dos clientes.
Os sistemas de gestão empresarial são fundamentais para o crescimento da loja virtual. Eles permitem organizar informações de setores como financeiro, comercial e outros, além de controlar custos, otimizar processos e facilitar o planejamento estratégico do negócio.
Quando o supermercadista percebe que as suas vendas pela loja virtual aumentam a cada dia, chega a hora de investir em um sistema de gestão empresarial para evitar erros devido ao controle manual dos dados, como estoque e vendas, sujeitos a falhas.
ERP é sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema de Integração de Gestão Empresarial. A função de um ERP é integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, garantindo maior precisão das informações de diversos setores da empresa e facilidade no gerenciamento delas.
Para o e-commerce, o ERP serve principalmente para controlar o estoque e evitar erros como a venda de produtos que não estão mais disponíveis. Um produto que deixa de estar disponível para compra no estoque da loja causa incomodo ao cliente. E é esse tipo de incomodo que o sistema de ERP evita.
É importante reforçar que o ideal é que o investimento nesse sistema já seja considerado na fase de planejamento, pois a plataforma de e-commerce escolhida deve ser compatível com os sistemas ERP disponíveis no mercado.
Uma das maiores vantagens deste sistema, além de facilitar o controle de diversos setores, entre eles o estoque, é garantir que o cliente sempre esteja satisfeito, pois com o produto no estoque ele efetiva a compra. Considerando que um cliente de loja física quando insatisfeito faz campanha negativa para pelo menos dez pessoas, imagine para quantas pessoas ele não fará a mesma campanha negativa se ficar insatisfeito da compra na loja virtual, onde as reclamações podem ser feitas para milhares de pessoas nas redes sociais.
Na prática, a integração do e-commerce do supermercado com o sistema ERP permite que uma venda da loja virtual gere o pedido de venda para a separação do produto, a baixa o estoque, a verificação do nível de estoque mínimo, a emissão da solicitação de compra do produto, a alimentação do sistema financeiro para controlar os pagamentos e recebimentos, e a contabilidade e a geração dos balancetes para apuração de resultados. Tudo isso automaticamente.
Ingressar no mercado de vendas online é cada vez mais interessante em função de custos operacionais mais baixos em relação a lojas físicas. Porém, vender uma grande quantidade de produtos por si só não garante que o negócio seja lucrativo. Para garantir a continuidade dos negócios é necessário conquistar e fidelizar os clientes.
É preciso ter controle e planejamento para garantir a satisfação dos clientes, evitando atrasos ou erros na entrega. Além da insatisfação do cliente, esses erros geram ainda custos com o processo de refazer o trabalho. Por isso, vale a pena o planejamento e o investimento em sistema como o ERP, para garantir o controle da gestão empresarial e a satisfação dos clientes.
Fontes: OTK Sistemas e Agencia Digital Bleez