O cenário econômico do país vem sofrendo várias dificuldades e muitas empresas têm até fechado às portas devido ao volume de perdas financeiras. O cenário dos últimos meses é de demissões, quedas no faturamento, mas também de empresas e empresários que tem aproveitado esse momento para refletir sobre o seu negócio e até investir.
Quando a economia está favorável, as empresas não abrem mão de investir em marketing, mas quando o faturamento cai ou se fala em crise, o marketing é um dos primeiros setores a sofrer cortes.
Cortar a verba destinada para o marketing é um grande erro. Pois o marketing é o responsável por estabelecer o posicionamento de mercado da empresa e a forma como ela é vista pelos clientes. É o marketing que identifica, mostra e impulsiona a empresa para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes.
Se a questão financeira realmente for um empecilho, e a empresa necessita de estratégias com custo menor, mas com grande eficiência, este é o momento para investir em marketing digital. A internet permite inúmeras formas de divulgar produtos, serviços e mostrar a empresa aos clientes ou potenciais clientes. E tudo isso, podendo mensurar os resultados de uma forma muito fácil, atingindo o público específico que a empresa deseja.
Separamos algumas dicas muito importantes para as empresas passarem por este momento ainda mais fortalecidas:
1 - Inovação não depende necessariamente de grandes investimentos ou da existência de grandes tecnologias. Inovação também envolve mudança de atitude e de hábitos.
2- Não deixe que o desanimo tome conta de você e do seu negócio. Motive seus colaboradores da mesma forma. Nada pode ser capaz de impedi-lo de alcançar os objetivos se a sua decisão for constante.
3- Inovação acontece em grupo. Estimule a criação de redes de trabalho colaborativo e a troca constante de ideias.
4- Busque a inovação por meio de múltiplas fontes, tanto internas quanto externas. Quando pessoas e seus diferentes pontos de vistas convergem, elas criam projetos de inovação que os indivíduos sozinhos não conseguiriam pensar.
5- Interesse-se pelo trabalho de outros segmentos e departamentos mesmo que não tenham relação com o seu trabalho. Mantenha-se aberto a ideias, pois nunca se sabe de onde uma inspiração pode surgir para um novo processo.
6- Estimule a equipe a manter a comunicação e a aprender com as ideias dos outros.
7- A equipe deve funcionar como um agente ativo, e deve estar preparada para ousar quando necessário. Quando um time está suficientemente afinado nesse sentido, ele pode conseguir ver a oportunidade nas mais diferentes ocasiões.
8- Correções são necessárias para criar e manter o nível de inovação funcionando perfeitamente. Para tanto, todo líder deve se questionar ao longo do tempo sobre três perguntar básicas: O que eu devo continuar fazendo? O que eu não devo continuar fazendo? E o que eu devo começar a fazer?
9- Observe e acompanhe as principais mudanças que estão acontecendo no mundo. Procure saber quais tipos de tecnologia estão sendo adotados, e que tipos de comportamentos e valores se tornarão obsoletos por causa da crise.
10 - Crie um planejamento estratégico para direcionar seu negócio para as metas. Tenha claro para onde sua empresa quer ir e quanto pretende faturar.
11- Faça testes com seu produto para saber a aceitação dos clientes antes de investir mais tempo e dinheiro.
12 - Ouça seu cliente para identificar os problemas do mercado e pensar em melhores soluções.
13- Lembre sempre de Steven Jobs, quando ele diz que “a inovação é o que faz a diferença entre um líder e um seguidor”.
Fontes: Estadão (Fábio Túlio para o caderno Economia e Negócios), Inside Business Desing e Agencia WCK