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Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing

Inbound Marketing e E-mail Marketing para e-commerce de supermercados

As principais formas de uso da metodologia do Inbound Marketing para lojas virtuais, mais conhecida como Inbound Commerce!

O Inbound Marketing é apontado por estudos recentes publicados em sites especializados, como sendo uma das melhores ferramentas do marketing digital para ter o maior alcance de público, e com um custo reduzido.

O setor alimentício esta entre os estabelecimentos que mais tem investido e percebido o retorno que o investimento em Inbound Marketing tem gerado.

Mas o que é o Inbound Marketing? De uma forma bem resumida é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

Ou seja, significa que a empresa oferece vantagens através de informações, conteúdo e interação aos consumidores. A função do Inbound Marketing é: aumentar a visibilidade do negócio; diminuir o custo de aquisição dos clientes; atrair clientes em potencial; gerar conteúdos que fazem diferença e otimizar o processo de vendas.

Para atrair clientes o supermercado com e-commerce deve estar atento primeiramente ao site da empresa. O site precisa ser atrativo, com palavras chave que levem os clientes até ele e com conteúdo relevante.

Considerando que a internet é um dos meios mais utilizados para buscar informações, o supermercado deve utilizar o Inbound Marketing para desenvolver conteúdos qualificados, e assim, atrair mais clientes, disponibilizando o conteúdo que eles estão procurando.

Ao fazer isso, o supermercado estará desenvolvendo conteúdos inseridos no contexto real do cliente, assim como também nas suas necessidades. Criar um blog e alimenta-lo com frequência é uma etapa muito importante para que o consumidor crie o hábito de buscar a informação que precisa no site da sua empresa.

Além do site e do blog, é fundamental investir nas redes sociais. Compartilhe o conteúdo do blog em outros espaços, onde a maioria dos clientes está. As redes sociais podem ser usadas tanto para compartilhar conteúdo e informação útil, como para divulgar promoções e campanhas que busquem a interação e a participação dos consumidores.

Outra ferramenta importante para compartilhar conteúdo e promoções com os clientes é o e-mail. Com todas as tecnologias e a evolução constante na forma de se comunicar parece algo muito antigo falar de e-mail, mas ele evoluiu muito nos últimos anos, e com um bom trabalho de marketing digital, é possível identificar o interesse do público alvo, segmentá-lo e enviar apenas mensagens relevantes.

Quando se trata de marketing estratégico para e-commerce, uma das principais ferramentas utilizadas é o e-mail marketing. Isto porque, diferente das redes sociais e campanhas abertas, o e-mail marketing para e-commerce pode ser segmentado para públicos específicos de acordo com o perfil de quem compra os seus produtos ou serviços. O e-mail marketing se apresenta como uma estratégia viável porque o custo para alcançar os clientes, conforme a preferencia de cada um deles, é menor em comparação a outros meios, como mídias sociais, e cada campanha bem realizada, tende a trazer resultados muito bons em curto prazo.

O supermercado com e-commerce pode aproveitar o e-mail de duas formas: o e-mail promocional, cujo objetivo é promover uma ou mais ofertas, ou a newsletter, um e-mail periódico com conteúdo e ofertas de diferentes níveis, sejam essas ofertas diretas ou indiretas.

Compartilhar e-mails com o público alvo é uma forma de fazer com que o supermercado seja lembrado, e criar um relacionamento duradouro e personalizado. Além disso, é uma maneira eficiente de avaliar a satisfação dos clientes e a principal estratégia para contornar o abandono de carrinhos e aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Fontes: Resultados Digitais e Inbound Commerce

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